sábado, 15 de março de 2008

Os 50 mandamentos da Tropa de Elite de Vendas

1. Organize-se para ser o melhor.

2. Faça uma lista para planejar sua atitude, aparência, reunir informações sobre possíveis clientes, informações sobre os produtos e o ambiente de vendas, de modo que você possa ser mais assertivo na conclusão dos negócios.

3. Fique alerta ao que efetivamente funciona.

4. Faça uma análise começando por você, seus produtos ou serviços e sua empresa para conhecer melhor o que está realmente fluindo no momento. Insista nas ações e ferramentas que estão dando resultados.

5. Realize-se com seus sucessos e aprenda com seus fracassos, não os despreze.

6. Estude e domine a sua vantagem competitiva.

7. Veja onde está o pulo do gato entre a sua empresa e os seus concorrentes.

8. Descubra em que você é realmente diferente.

9. Aperfeiçoe e compreenda melhor a sua estratégia.

10. Esteja preparado para lançar a sua tática a qualquer momento.

11. Invista, e muito, na arte e na compreensão das melhores técnicas de venda.

12. Não se limite ao conhecimento de produtos e de mercado, tenha um conhecimento geral.

13. Desenvolva o excelente hábito de formular perguntas inteligentes que irão atrair respostas interessantes na caminhada ao fechamento do negócio.

14. Escolha os seus melhores clientes em potencial, aqueles que você compartilha a sua visão de futuro. Apenas um pequeno percentual dos seus clientes ativos e fiéis irão ajudar você a construir o futuro da sua organização.

15. Defina onde você está.

16. Analise com profundidade o seu mercado e desenvolva o mercado futuro, navegue em um mar sem grandes surpresas. Crie um perfil do mercado ideal no qual você realiza negócios.

17. Decida quem são seus possíveis clientes, como você chega até eles, quais os seus valores, crenças, conceitos e padrões de conduta. Seja um especialista em cliente!

18. Viva as pessoas e suas situações.

19. Desenvolva uma metodologia de emocionar e agregar valor no negócio do seu cliente. As pessoas fazem negócios com pessoas e não com empresas, logo, descubra urgentemente por que eles compram o que você tem para vender.

20. As pessoas compram por necessidade, porque aumenta a produtividade do que fazem ou porque reconhecem valor. Faça-os sentir o seu valor.

21. As pessoas estão sempre procurando estar onde ninguém está, achando que isso vai lhe garantir pouco estresse e maiores oportunidades. Em vez de só ficar pensando em como conquistar um cliente novo, que tal pensar no que fazer pelo seu cliente que está dentro de casa? Institua um processo de retenção e potencialização de clientes.

22. Chame do que você quiser, inclusive de marketing pessoal, mas cuide, e muito, da sua imagem. Seja uma pessoa extraordinária.

23. Administre suas qualidades e desenvolva a sua reputação como profissional de sucesso.

24. Crie uma imagem na qual você seja uma autoridade naquilo que faz.

25. Ninguém perguntaria a um mendigo como se faz para ficar rico. Transforme-se em fonte de consulta e desenvolva a sua própria referência.

26. Construa bons relacionamentos. Não é somente quem você conhece que determina o valor de suas relações.

27. Quem são as pessoas que o conhecem e o consideram como uma fonte de negócios valiosa? Lembra das mais de 18 mil pessoas que podem falar muito bem de você?

28. Defina quem você precisa conhecer hoje, na próxima semana e no mês que vem. Comece agora a cultivar os relacionamentos e a reputação que irão expandir suas possibilidades.

29. Se me perguntassem qual é o segredo do trabalho em equipe, eu diria que é a capacidade que as pessoas têm de ceder e se envolver.

30. Aprenda a administrar opiniões distintas, valores não muito alinhados com o seu, porque grande parte do seu trabalho consiste em manter você e outras pessoas dentro do mesmo estado de espírito. Seja um conciliador, é muito melhor que um contestador.

31. Fique atento, pois quando o seu passado está muito em evidência significa que o seu presente vai muito mal e a construção do seu futuro está comprometida.

32. Mantenha o seu foco muito bem regulado, ajustado a exatamente aquilo que você se propôs no início da jornada.

33. Aprenda a equilibrar suas emoções e conviver com a pressão no cotidiano do mundo empresarial. Perder a linha e oscilar emocionalmente é um grande passo para o fracasso.

34. Na mesma proporção do desequilíbrio, a confiança e a perseverança diminuem.

35. Estar preparado para a guerra psicológica e emocional requer treino e maturidade, mas somente essa postura equilibrada lhe permitirá o acesso à tropa.

36. Seja sempre um emissário de boas notícias, essa é a leitura que as pessoas que irão fazer negócio com você precisam ter.

37. O rótulo que você cria com os seus clientes é a chancela que irá desafogar o nível de pressão durante uma árdua negociação.

38. Ninguém gosta de fazer negócios ou se relacionar com pessoas que não emanam emoções positivas. Não seja um mal-humorado de plantão, afinal de contas ainda não estão cobrando nada para sorrir. Então sorria.

39. Não comece o desenvolvimento de um negócio com o seu cliente fazendo com que ele o veja como um inimigo a ser vencido. A melhor negociação é aquela que você vence e o seu oponente tem a satisfação de ter feito um ótimo negócio, porque os dois venceram.

40. Busque incansavelmente a solução de problemas, não fique dando voltas neles, lembre-se do Magiver.

41. Não seja um especialista em produtos, ninguém precisa investir seu tempo para ouvir um discurso de benefícios e características de alguma coisa. A internet está aí e faz isso direitinho.

42. Tenha um propósito, tenha uma missão por trás e pela frente de tudo que você projeta. Não faça por fazer, encontre motivos para isso. Se você não consegue visualizar o benefício alheio é porque seu discurso está fraco e o seu propósito é amplamente inconsistente.

43. Antes de sair fazendo, tentando realizar, escreva, leia e releia, você vai conseguir perceber se há ou não consistência.

44. Se você não induzir o seu cliente a comprar o que você está pretendendo vender, não espere que alguém vá fazer isso por você. Seja agressivo. Se está convicto que é um bom negócio, vá para cima e feche o negócio. Muitas pessoas ficam temerosas em implantar uma postura mais contundente e mais firme. Isso é um erro grave. Se você não exercitar o fechamento do negócio, ele não virá.

45. Surpreenda! Faça com que seus clientes sejam apaixonados pelo seu estilo de fazer negócios. Eles serão os seus melhores e mais eficazes propagandistas. Torne-os fiéis de verdade.

46. Conquiste os clientes, retenha-os, potencialize seus resultados e os fidelize. Isso dá certo.

47. Pense em cliente, não fique pensando em dinheiro.

48. Tenha paixão pelo que você faz. Os apaixonados não trabalham, se divertem.

49. Pergunte-se sempre: qual foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

50. Leia e releia os 50 mandamentos da tropa todos os dias